Header Ads

Seo Services

Design de Games: Os Primeiros Passos

Hoje estou aqui para falar um pouco do curso que eu escolhi: Design de Games.



Estaria mentindo se eu falasse que eu fiz essa escolha sem nem pensar duas vezes, já que a produção de games no Brasil, ao contrário do mercado no nosso país, é muito pequena, podendo dificultar a minha procura de emprego no futuro. Mas, no final, decidi arriscar, porque se eu for sincero comigo mesmo, o que eu realmente gosto é dos videogames, tanto o ato de jogar quanto tudo que está relacionado a esse universo.



Portanto, estou aqui escrevendo, no final do 1º semestre de faculdade,para contar a todos como está sendo essa experiência de estudar a fundo os games.


No momento, estou tendo 5 disciplinas diferentes: Imagem Gráfica e Digital, Comunicação e Expressão, Linguagem Visual, Fundamentos do Design e Conceitos e Processos. No geral, todos os professores são muito bons, e pelo menos por enquanto estou gostando do curso. Mas ainda acho um pouco estranho estudar games, algo que antes era somente diversão.


Por exemplo, teve uma aula onde nós ficamos analisando todos os elementos que compunham o jogo Pac-man, e como esses elementos se relacionavam entre si, formando assim a mecânica do jogo; foi uma das aulas que mais achei "estranha", porém muito interessante.


Para esse semestre, temos como trabalho principal desenvolver um jogo de tabuleiro, para agora no final apresentar para a banca. A nota desse trabalho vai ser extremamente importante, porque ele vai valer uma boa porção da nota final de praticamente todas as disciplinas...por isso estamos trabalhando muito para conseguirmos mandar tudo pra uma gráfica a tempo de apresentar o projeto XD

No geral, está sendo bem legal desenvolver esse jogo com o meu grupo, mas ao mesmo tempo temos MUITO trabalho pra fazer, desde fazer uma mecânica que funcione sem nenhum problema, até fazer a arte do jogo, que na minha opinião está sendo o mais difícil e trabalhoso; e tudo isso deve agradar o público alvo escolhido, respeitando as condições que cada "persona" tem.


Uma coisa que gostei muito é que aprendemos a usar os programas Illustrator e Photoshop, programas que sempre tive a curiosidade de saber usar, e que agora eu já sei pelo menos o básico
( já consigo me virar XD).


Outro ponto que queria ressaltar é que esse curso está me fazendo perceber como o design é muito mais complexo do que a maioria das pessoas imagina, porque design não é só a "aparência" de algo, mas sim todo o processo por trás da criação daquela coisa; e nesse processo são pensados cada mínimo detalhe que irá ou não fazer parte do "produto" final.
É algo que até agora eu mesmo ainda não consegui entender completamente!


E esse é o curso de Design de Games até agora, pelo menos do modo que eu o enxergo :D A partir do próximo semestre iremos começar a aprender programação, e iremos aprender mais a fundo toda a parte de arte de personagens e de cenários, já que o trabalho do próximo período é desenvolver uma animação 2D O_O

Vou começar a postar com uma certa regularidade sobre como estão indo as coisas no curso, mas me desculpem caso eu demore um
pouco mais para postar, já que pra essa animação vou precisar de um bom tempo pra fazer :p

E é isso, caso queiram perguntar algo a mais, só escrever aqui nos comentários!

Até a próxima! o/

5 comentários:

  1. Pow Mateus!

    Realmente parece que o curso é muito interessante, depois que eu comecei a "estudar mais" os games, tanto pro meu projeto de iniciação pra faculdade, quanto pro meu TCC eu aprendi muito sobre isso que você falou da complexidade do desenvolvimento dos jogos, até mesmo questões culturais afetam diretamente o desenvolvimento de um jogo, uma coisa que eu nunca tinha parado pra pensar!

    Estou curioso para ler as próximas postagens e aprender um pouco mais sobre o design! E quero ver o resultado desse trabalho do jogo de tabuleiro pronto, hahahah...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ver se faço um post por mês ou a cada 15 dias, dependendo de como estão as coisas XD

      Pro nosso jogo, estamos nos baseando no Kingdom Hearts Chain of Memories e no Disgaea, além de que os caminhos do tabuleiro estão sendo levemente inspirados no sphere grid do FFX XD Depois que acabarem as aulas eu posto o que aconteceu na apresentação e tudo mais :D

      Excluir
    2. Estou curioso pra ler os próximos posts, hahahah...

      Excluir
  2. Poxa, que legal, Mateus! :D Deve ser realmente interessante e diferente estudar algo que costumava ser "apenas" diversão. É uma pena que o mercado (ainda) não esteja tão bem :( Mas sei que é só uma questão de tempo até essa realidade mudar.

    Me tira uma dúvida: o curso exige muito de matemática e afins? Já pensei em estudar algo do tipo, maaas... Não me dou bem com números :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos por enquanto, não usamos matemática pra praticamente nada,só matemática simples pra decidir o tamanho de cartas,tabuleiro, casas do tabuleiro, peças, peões,etc, e na criação de imagens no Illustrator e Photoshop. Mas é matemática bem simples, você não vai precisar usar uma "fórmula de Bhaskara" em nenhum momento no primeiro semestre.

      MAS, a partir do próximo semestre entra programação, que ai sim entra mais matemática. Como não sei absolutamente NADA de programação, não posso te dizer bem como é que vai ser, mas com certeza, se você fizer um curso que seja algo parecido com o meu, em algum momento você vai ter que fazer contas XD

      Excluir

Caro visitante!

Você é muito bem vindo para comentar no nosso blog, contudo, pedimos que respeite os demais usuários e não utilizem palavras de baixo calão!

Obrigado,
Equipe Games com Limão!